Hoje é Halloween, e qualquer pessoa que me conheça no mínimo um pouco sabe como eu gosto desta data e de seus símbolos! E depois que eu conheci mais profundamente o tema isso abrandiu para além da imagem das bruxas, abóboras e cores escuras!
Desde pequena sempre fui atraida pelos filmes e desenhos que tinham por trás uma história de bruxa ou de halloween, tanto as histórias mais infantis como Elvira - Rainda das Trevas, Sabrina Aprendiz de Feiticeira e Abracadabra, aos típicos filmes de terror que me impressionam com a capacidade de prender minha atenção, como o Bruxa de Blair e Halloween. Mas eu nunca gostei da idéia de que as bruxas tinham que ser feias, com nariz pontudo e más, porque eu adoraria ser uma!
Eu não entendia porque aqui no Brasil as pessoas também não brincavam de travessuras ou gostosuras como nos filmes, porque parecia ser tão divertido! Até que tive idade para fazer festas na minha casa com esse tema que se tornaram uma verdadeira tradição, e eu adorava fazer toda a decoração temática e convidar os amigos e não amigos para a festa!
Os filmes hollywoodianos sempre trouxeram para nós uma imagem distorcida do que realmente significa ser bruxa, do que significa o dia de halloween, e por trás desta concepção está novamente as contorções que a igreja católica fez (dando continuidade ai post anterior).
Depois de estudar a história desta data que fui entender que o Halloween nada mais é que um festival pagão celta para celebrar o fim do verão (hemisfério norte), além de ser o antigo Ano Novo celta, é um período onde os espíritos de familiares e amigos são honrados, pois a porta que une os dois mundos está aberta, facilitando assim o contato dos dois mundos, diz a lenda que por este motivo as pessoas se fantasiavam e faziam lanternas de abóboras para assim "afastar" os espíritos maus que circulam a Terra nesta data!
Já o cristianimo inverteu a história fazendo com que, desde o século VII, todo dia 2 de novembro seja o dia dos mortos, ou finados, para ficar mais bonito de se falar!
Para os seguidores da antiga religião pagã que residem no hemisfério sul, esta data é comemorada dia 31 de abril, pois é a data que se inicia o inverno. Todas as comemorações pagãs acompanham o movimento da Terra em seu local, com suas estações que se alteram no hemisferio sul e no hemisferio norte!
Depois que esta tradição foi levada para os Estados Unidos, começaram as contradições na história, fazendo com que todas as crianças e adultos tenham a idéia de que as bruxas são mulheres más, que querem matar as criancinhas, colocá-las dentro de um caldeirão fervendo, que são feias, narigudas, moram em casas mal assombradas, e se vestem de preto com um chapéu pontudo na cabeça!
Na verdade todos os simbolos utilizados no halloween tem um significado histórico por tras!
A verdade é que as bruxas não voam em vassouras, não podem fazer mágicas, e se ela vai ou não fazer o bem ou mal depende somente dela, já que todos temos o livre arbitrio de escolher qual rumo tomar!
As bruxas do século 21, assim como as de séculos atrás, gostam de reverenciar a natureza e usa de suas energias para tentar melhorar o astral dela mesma e de seu ambiente, gosta de comemorar a vida, de celebrar, de ter amigos, ama os animais, não participa dos famosos "cultos negros", sacrificios de animais e de pessoas - fora de cogitação! A vida é um milagre dos Deuses!
Eu adoraria que as pessoas passassem a ver esta data com mais respeito e admiração por nossos ancentrais, respeito pelas primeiras civilizações que foram os fundadores da antiga religião baseada na sacralidade da Terra, e respeito pelas pessoas que acreditam nesta verdadeira religião!



