segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O verdadeiro Halloween


Hoje é Halloween, e qualquer pessoa que me conheça no mínimo um pouco sabe como eu gosto desta data e de seus símbolos! E depois que eu conheci mais profundamente o tema isso abrandiu para além da imagem das bruxas, abóboras e cores escuras!
Desde pequena sempre fui atraida pelos filmes e desenhos que tinham por trás uma história de bruxa ou de halloween, tanto as histórias mais infantis como Elvira - Rainda das Trevas, Sabrina Aprendiz de Feiticeira e Abracadabra, aos típicos filmes de terror  que me impressionam com a capacidade de prender minha atenção, como o Bruxa de Blair e Halloween. Mas eu nunca gostei da idéia de que as bruxas tinham que ser feias, com nariz pontudo e más, porque eu adoraria ser uma!
Eu não entendia porque aqui no Brasil as pessoas também não brincavam de travessuras ou gostosuras como nos filmes, porque parecia ser tão divertido! Até que tive idade para fazer festas na minha casa com esse tema que se tornaram uma verdadeira tradição, e eu adorava fazer toda a decoração temática e convidar os amigos e não amigos para a festa!
Os filmes hollywoodianos sempre trouxeram para nós uma imagem distorcida do que realmente significa ser bruxa, do que significa o dia de halloween, e por trás desta concepção está novamente as contorções que a igreja católica fez (dando continuidade ai post anterior).
Depois de estudar a história desta data que fui entender que o Halloween nada mais é que um festival pagão celta para celebrar o fim do verão (hemisfério norte), além de ser o antigo Ano Novo celta, é um período onde os espíritos de familiares e amigos são honrados, pois a porta que une os dois mundos está aberta, facilitando assim o contato dos dois mundos, diz a lenda que por este motivo as pessoas se fantasiavam e faziam lanternas de abóboras para assim "afastar" os espíritos maus que circulam a Terra nesta data!
Já o cristianimo inverteu a história fazendo com que, desde o século VII, todo dia 2 de novembro seja o dia dos mortos, ou finados, para ficar mais bonito de se falar!
Para os seguidores da antiga religião pagã que residem no hemisfério sul, esta data é comemorada dia 31 de abril, pois é a data que se inicia o inverno. Todas as comemorações pagãs acompanham o movimento da Terra em seu local, com suas estações que se alteram no hemisferio sul e no hemisferio norte!
Depois que esta tradição foi levada para os Estados Unidos, começaram as contradições na história, fazendo com que todas as crianças e adultos tenham a idéia de que as bruxas são mulheres más, que querem matar as criancinhas, colocá-las dentro de um caldeirão fervendo, que são feias, narigudas, moram em casas mal assombradas, e se vestem de preto com um chapéu pontudo na cabeça!
Na verdade todos os simbolos utilizados no halloween tem um significado histórico por tras! 
A verdade é que as bruxas não voam em vassouras, não podem fazer mágicas, e se ela vai ou não fazer o bem ou mal depende somente dela, já que todos temos o livre arbitrio de escolher qual rumo tomar!
As bruxas do século 21, assim como as de séculos atrás, gostam de reverenciar a natureza e usa de suas energias para tentar melhorar o astral dela mesma e de seu ambiente, gosta de comemorar a vida, de celebrar, de ter amigos, ama os animais, não participa dos famosos "cultos negros", sacrificios de animais e de pessoas - fora de cogitação! A vida é um milagre dos Deuses!
Eu adoraria que as pessoas passassem a ver esta data com mais respeito e admiração por nossos ancentrais, respeito pelas primeiras civilizações que foram os fundadores da antiga religião baseada na sacralidade da Terra, e respeito pelas pessoas que acreditam nesta verdadeira religião!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Igreja Católica Ltda



É fato que religião não se discute, mas esse post não tem a intenção de discutar qual fé é a mais verdadeira, qual religião é melhor...Eu vim apenas falar da instituição mais poderosa dos últimos tempos: a Igreja Católica. 
Depois que eu li e assisti aos livros de Dan Brown - O código da Vinci, Anjos e Demônios, O Simbolo Perdido, e alguns livros do Paulo Coelho, eu pude ter uma pequena noção da origem das religiões, sobre sociedades secretas, seitas...e comecei também a ter um olhar mais crítico sobre tudo! 
Desde pequena muitas coisas que eu via, que eu lia e aprendia sobre religião não me descia bem, e algumas regras sempre me deixaram com uma pulga atrás da orelha! Mas depois que comecei a ler e a entender as origens, as idéias começam se esclarecer.
E a minha conclusão e que a igreja católica é até hoje uma grande instituição que há muito tempo "prega" o quem bem entende! Porque?? Eu não acredito que tudo que está na Biblia foi realmente dito.

1º - Além dos evangelhos que lá foram colocados, com certeza existem vários que foram "escondidos", com a intenção de mudar a história real para que ela ficasse contável para seus discípulos, um exemplo disso é o Evangelho de Maria Madalena, que, como Dan Brown nos conta, foi a esposa de Jesus e teve um filho dele! Ela seria o Santo Graal, até porque o cálice é um simbolo do feminino.
2º - Os evangelhos foram escritos a muitos anos atrás em uma língua bem diferente das que existem hoje, portanto sua tradução pode conter falhas e erros de interpretação!
3º - Depois de escritos várias pessoas tiveram contato com as escrituras, podendo ter a chance de mudar a história como bem entendesse, podendo "aflorar" as informações da maneira que as pessoas deveriam acreditar que aconteceu!

Na minha opinião a Igreja tem o melhor projeto de Marketing já visto! Ela era uma religião pouco conhecida, porém no Imperio Romano ela foi literalmente introduzida nas comunidades para que todos sequissem ela! Tanto que, quem insistisse em seguir as antigas religiões pagãs - baseadas na sacralidade da Terra - eram torturados até a morte, e até mesmo pessoas que não eram pagãs, se fossem suspeitas entravam nessa guerra! Quem não era católico, era adorador do Satã, e ponto final, sem chances de se explicar! No Brasil creio que não foi diferente pois o país mal foi descoberto e rápido veio um padre de Portugal rezar a primeira missa para os índios, que também tinham sua forma de agradecer aos deuses pelas graças recebidas! A vinda dos escravos para o Brasil também houve imposição da religião, cada fazenda tinha sua capela e se os escravos quisessem, tinham que realizar seus cultos africanos escondidos de seus donos.

E o que me deixa mais revoltada é a falta de criatividade da igreja para criar símbolos, igrejas, santos e datas comemorativas! O Natal - nascimento de Jesus é uma cópia autêntica dos simbolismos da antiga religião pagã para o Yule - Nascimento do Deus Sol, ou solstício de inverno, onde os principais símbolos são o azevinho, a guirlanda, o pinheiro enfeitado com bolas coloridas. Ja a Páscoa também é uma cópia da antiga tradição de celebrar Ostara, ou equinócio de primavera, é o rito de fertilidade que celebra o nascimento da Primavera e o redespertar da vida na Terra, onde os pagãos pintavam pequenos ovos para simbolizar o nascimento. Esta tradição foi incrementada no catolicismo no final da Idade Média, celebrando então a ressurreição de Cristo, e os ovos de Páscoa continuam em alta e rendendo muito lucro para as empresas de chocolate. Dentre estes existem várias outros plágios, o que, poderia levar a igreja a um longo processo criminal por cópia sem autorização! Mas isso nunca vai acontecer!

"As Tradições Cristãs dizem que Maria deu à luz Jesus no vigésimo quinto dia, mas não confirma de qual mês. Finalmente em 320 d.C., a Igreja Católica decidiu marcar o nascimento de Cristo em dezembro para absorver o culto sagrado do Solstício de Inverno dos celtas e saxões."  http://covencirculodegaia.blogspot.com

Outras comprovações mostram que os antigos templos dos pagãos foram transformados em igrejas, assim como simbolos foram difundidos. A existencia de apenas um Deus Masculino foi introduzida e a figura das Deusas femininas foram ocultadas, talvez este seja o principal motivo para que com o tempo as mulheres fossem "inferiores" aos homens, uma idéia que até hoje existe em empresas, lares, relacionamentos. Tanto que antes do cristianimo a figura feminina na sociedade era sagrada, pois a mulher é a geradora da vida, sem deixar de lado claro a importância dos homens para a conclusão deste processo, por isso as antigas religiões (celtas, egípcias, greco-romanas, hindus, dentre outras) veneravam Deusas e Deuses, sombolizando o equilíbrio perfeito da natureza, yin-yang.

A igreja também transformou a imagem do Deus pagão no chamado "demônio",aquele que mora no inferno e fica com um tridente na mão esperando as pessoas más chegarem para serem torturadas! Isto porque a imagem do Deus pagão é um homem forte com chifres para simbolizar a força da natureza, dos animais, e das caças que eram essenciais a sobrevivências das pessoas naquela época. Pode até parecer estranho para nós, mas o marketing foi taõ bem feito que qualquer um que olhar pens logo na imagem demoníaca que foi instalada na nossa mente pela mídia católica!

E agora o pequeno detalhe, a Igreja tem muitos patrimônios valiosos nas sua sede o Vaticano, e em outras igrejas espalhadas pelo mundo, tudo que a envolve tem muito luxo, ouro, relíquias antigas e intocáveis como a biblioteca do Vaticano, objetos e obras de arte lindas de se ver, como as igrejas que visitei em Ouro Preto que até cheiram ouro. É tudo muito lindo sim, mas quando lembramos das pessoas que morrem sem ter onde morar, sem ter o que comer, a pobreza dos países da Africa e de outros lugares, pensamos porque existe essa contradição justamente com uma igreja que prega que um homem chamado Jesus deu sua vida para salvar a de seus seguidores!

Termino esse post com esse pensamento! Minha intenção não é a de sensacionalizar, apenas de colocar minha opinião baseada em fatos que podem ser reais. Para entender mais basta querer saber! A verdade está estampada na nossa cara, só não enxerga quem não quer!
Creio que as pessoas estão começando a acordar, a sentir na sua propria natureza o que ela quer pra si mesma, e não mais a seguir uma religião imposta pela família! Tanto que as estatísticas mostram que cada vez mais o numero de católicos diminui no Brasil, passando a seguir outras crenças a se auto intitularem "sem religião".
É só uma questão de opinião!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O lápis de cor, a cerveja e o rock'n roll!

É complicado quando estamos naquelas fases de transição da vida!
Já fui criança, já fui adolescente, já fui católica, já fui colegial, ja fui namorada de alguem, já fui desempregada, já fui ruiva, já fui morena, já tive várias amizades que hoje não tenho mais, já tive paixões! Um dia eu não sabia ler, um dia eu não gostei de cerveja, um dia a dúvida mais cruel era escolher qual cor colorir o meu desenho! 
Um dia eu não tinha contas para pagar, um dia eu não tinha a responsabilidade de ter que ir trabalhar! Um dia tive o sonho de ser modelo, atriz, médica! Um dia eu quis casar! Um dia eu acreditei que tudo era pra sempre, sem saber que o pra sempre, sempre acaba!!!
Um dia eu repugnei Aerosmith, no outro ela se tornava a minha primeira banda de rock! Mas eu sempre gostei de bandas que marcaram minha juventude...Red Hot Chilli Peppears, Guns'N Roses, Charlie Brown Jr, Nirvana, CMP22, Capital Inicial, Pitty, incluindo também as que desde criança eu ouvia em casa com meus pais - Dire Straits, Scorpions, U2, Queen, Pink Floyd...Desde então eu já sabia que o que pulsa dentro de mim é como um solo de guitarra, que escancaram para quem quiser ouvir minha maneira de ver a vida! 
Um dia eu quis ver um show de uma super banda internacional...um dia eu fui em um show desses!
Um dia eu quis estudar turismo...um dia eu me formei nisto!
Um dia eu queria ter uma festa de formatura...um dia eu bebi todas na minha festa de formatura, com o vestido dos meus sonhos!
Um dia eu sonhei em conhecer a pequena cidade de Ouro Preto que vi as fotos no meu livro de história da sexta série...um dia senti dores nas pernas de tanto andar pelas ladeiras deste cidade linda!
Um dia eu queria estar aonde estou hoje! Hoje quero estar aonde um dia lembrarei de hoje!

Hoje eu ainda não entendo em que tempo estou, talvez um dia eu vá lembrar disso e saberei onde estava! E sentirei saudades, como sinto hoje de tudo que era bom!!
Vivo hoje tentando realizar os sonhos que tive um dia...para poder continuar acreditando neles!

Por que Relicário?

Relicário é um objeto onde guardamos relíquias, coisas valiosas! E aqui eu quero deixar relatado tudo que eu considero importante para mim! Além de relembrar fatos da minha vida que já passaram mas que mesmo assim continuam marcados na minha lembrança, é uma forma de homenagear as pessoas que fizeram parte da minha vida e as que fazem parte hoje! Além de expor minhas idéias, pensamentos , opiniões sobre diversos assuntos que passa na minha cabeça!
Este é o meu relicário, que eu deixo aberto para quem quiser ler e comentar!