É fato que religião não se discute, mas esse post não tem a intenção de discutar qual fé é a mais verdadeira, qual religião é melhor...Eu vim apenas falar da instituição mais poderosa dos últimos tempos: a Igreja Católica.
Depois que eu li e assisti aos livros de Dan Brown - O código da Vinci, Anjos e Demônios, O Simbolo Perdido, e alguns livros do Paulo Coelho, eu pude ter uma pequena noção da origem das religiões, sobre sociedades secretas, seitas...e comecei também a ter um olhar mais crítico sobre tudo!
Desde pequena muitas coisas que eu via, que eu lia e aprendia sobre religião não me descia bem, e algumas regras sempre me deixaram com uma pulga atrás da orelha! Mas depois que comecei a ler e a entender as origens, as idéias começam se esclarecer.
E a minha conclusão e que a igreja católica é até hoje uma grande instituição que há muito tempo "prega" o quem bem entende! Porque?? Eu não acredito que tudo que está na Biblia foi realmente dito.
1º - Além dos evangelhos que lá foram colocados, com certeza existem vários que foram "escondidos", com a intenção de mudar a história real para que ela ficasse contável para seus discípulos, um exemplo disso é o Evangelho de Maria Madalena, que, como Dan Brown nos conta, foi a esposa de Jesus e teve um filho dele! Ela seria o Santo Graal, até porque o cálice é um simbolo do feminino.
2º - Os evangelhos foram escritos a muitos anos atrás em uma língua bem diferente das que existem hoje, portanto sua tradução pode conter falhas e erros de interpretação!
3º - Depois de escritos várias pessoas tiveram contato com as escrituras, podendo ter a chance de mudar a história como bem entendesse, podendo "aflorar" as informações da maneira que as pessoas deveriam acreditar que aconteceu!
Na minha opinião a Igreja tem o melhor projeto de Marketing já visto! Ela era uma religião pouco conhecida, porém no Imperio Romano ela foi literalmente introduzida nas comunidades para que todos sequissem ela! Tanto que, quem insistisse em seguir as antigas religiões pagãs - baseadas na sacralidade da Terra - eram torturados até a morte, e até mesmo pessoas que não eram pagãs, se fossem suspeitas entravam nessa guerra! Quem não era católico, era adorador do Satã, e ponto final, sem chances de se explicar! No Brasil creio que não foi diferente pois o país mal foi descoberto e rápido veio um padre de Portugal rezar a primeira missa para os índios, que também tinham sua forma de agradecer aos deuses pelas graças recebidas! A vinda dos escravos para o Brasil também houve imposição da religião, cada fazenda tinha sua capela e se os escravos quisessem, tinham que realizar seus cultos africanos escondidos de seus donos.
E o que me deixa mais revoltada é a falta de criatividade da igreja para criar símbolos, igrejas, santos e datas comemorativas! O Natal - nascimento de Jesus é uma cópia autêntica dos simbolismos da antiga religião pagã para o Yule - Nascimento do Deus Sol, ou solstício de inverno, onde os principais símbolos são o azevinho, a guirlanda, o pinheiro enfeitado com bolas coloridas. Ja a Páscoa também é uma cópia da antiga tradição de celebrar Ostara, ou equinócio de primavera, é o rito de fertilidade que celebra o nascimento da Primavera e o redespertar da vida na Terra, onde os pagãos pintavam pequenos ovos para simbolizar o nascimento. Esta tradição foi incrementada no catolicismo no final da Idade Média, celebrando então a ressurreição de Cristo, e os ovos de Páscoa continuam em alta e rendendo muito lucro para as empresas de chocolate. Dentre estes existem várias outros plágios, o que, poderia levar a igreja a um longo processo criminal por cópia sem autorização! Mas isso nunca vai acontecer!
"As Tradições Cristãs dizem que Maria deu à luz Jesus no vigésimo quinto dia, mas não confirma de qual mês. Finalmente em 320 d.C., a Igreja Católica decidiu marcar o nascimento de Cristo em dezembro para absorver o culto sagrado do Solstício de Inverno dos celtas e saxões." http://covencirculodegaia.blogspot.com
Outras comprovações mostram que os antigos templos dos pagãos foram transformados em igrejas, assim como simbolos foram difundidos. A existencia de apenas um Deus Masculino foi introduzida e a figura das Deusas femininas foram ocultadas, talvez este seja o principal motivo para que com o tempo as mulheres fossem "inferiores" aos homens, uma idéia que até hoje existe em empresas, lares, relacionamentos. Tanto que antes do cristianimo a figura feminina na sociedade era sagrada, pois a mulher é a geradora da vida, sem deixar de lado claro a importância dos homens para a conclusão deste processo, por isso as antigas religiões (celtas, egípcias, greco-romanas, hindus, dentre outras) veneravam Deusas e Deuses, sombolizando o equilíbrio perfeito da natureza, yin-yang.
A igreja também transformou a imagem do Deus pagão no chamado "demônio",aquele que mora no inferno e fica com um tridente na mão esperando as pessoas más chegarem para serem torturadas! Isto porque a imagem do Deus pagão é um homem forte com chifres para simbolizar a força da natureza, dos animais, e das caças que eram essenciais a sobrevivências das pessoas naquela época. Pode até parecer estranho para nós, mas o marketing foi taõ bem feito que qualquer um que olhar pens logo na imagem demoníaca que foi instalada na nossa mente pela mídia católica!
E agora o pequeno detalhe, a Igreja tem muitos patrimônios valiosos nas sua sede o Vaticano, e em outras igrejas espalhadas pelo mundo, tudo que a envolve tem muito luxo, ouro, relíquias antigas e intocáveis como a biblioteca do Vaticano, objetos e obras de arte lindas de se ver, como as igrejas que visitei em Ouro Preto que até cheiram ouro. É tudo muito lindo sim, mas quando lembramos das pessoas que morrem sem ter onde morar, sem ter o que comer, a pobreza dos países da Africa e de outros lugares, pensamos porque existe essa contradição justamente com uma igreja que prega que um homem chamado Jesus deu sua vida para salvar a de seus seguidores!
Termino esse post com esse pensamento! Minha intenção não é a de sensacionalizar, apenas de colocar minha opinião baseada em fatos que podem ser reais. Para entender mais basta querer saber! A verdade está estampada na nossa cara, só não enxerga quem não quer!
Creio que as pessoas estão começando a acordar, a sentir na sua propria natureza o que ela quer pra si mesma, e não mais a seguir uma religião imposta pela família! Tanto que as estatísticas mostram que cada vez mais o numero de católicos diminui no Brasil, passando a seguir outras crenças a se auto intitularem "sem religião".
É só uma questão de opinião!

Assistam ao vídeo: http://youtu.be/WA9OqNTzUSI
ResponderExcluirCarol, eu sabia do potencial das suas idéias, que agora você está sistematizando e, ainda bem, divulgando para que elas possam ajudar outras pessoas.
ResponderExcluirSinto-me realmente orgulhoso de ter tido a oportunidade de te conhecer, ser seu professor e agora amigo, e fico mais feliz de poder ler sobre os seus pensamentos.Sinceramente, ler o seu texto foi a melhor coisa que aconteceu para mim nesta sexta-feira.
Continue sempre. Por favor. Beijos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMelhor ainda pra mim é receber um elogio, principalmente vindo de você, que sempre foi um exemplo pra mim, tanto profissionalmente como pessoalmente! É gratificante ver um mestre, um escritor me elogiando! Também ganhei minha sexta feira!
ResponderExcluirObrigada!
E como vc é uma pessoa muito influente, divulgue meu blog para quem você acha que vai gostar de ler minhas idéias!
Bjss
Excelente texto! Engraçado que vc traduziu tudo o que penso dessa igreja. E o mais engraçado ainda 'e a igreja que tem mais escândalos de pedofilia, padres que casam. Uma sujeira só.
ResponderExcluirVou seguir seu blog. Mto bom!
Bjao
Marcela Ferrinha
Carol, concordo plenamente com tudo o que você postou aí e te parabenizo pela autenticidade e quantidade de argumentos de um texto tão bem elaborado. Isso demonstra um esclarecimento muito grande com relação ao que acontece 'por trás dos panos'. E você sendo pagã, tuatha, wicca, ou seja lá o que for, são apenas nomes, o que importa é o que você pensa. E eu também penso assim. Parabéns.
ResponderExcluirObrigada a todos pelos comentários! Assim eu fico ainda mais empolgada em escrever mais!
ResponderExcluirVc se baseia na obras FICCIONAIS de Dan Brown?
ResponderExcluirQue ridículo! Dan Brown é um otimo escritor mesmo, consegue confundir ficção e realidade. Incrível!
Idiota é quem não sabe distinguir as coisas.
e como vc mesma disse: "minha opinião baseada em fatos que podem ser reais". PODEM ser, assim como podem nao ser. Não dissemine mentiras ou coisas das quais vc nao tem certeza.
Além do Brown qual sua outra fonte, a Wikipedia?
Olá Carlos...como eu deixei bem claro esse é um texto opinativo apenas, com conclusões que eu tirei depois de estudos sobre o tema! Não são baseados na Wikipedia!
ResponderExcluirMeu intuito não é disseminar esse tese, porque eu não acredito que exista um Deus melhor que outro, uma religião melhor que a outra!
Escrevi apenas para expor minha opinião a quem se interessa em saber, sem querer ofender ninguém!
E para todos eu quero deixar uma mensagem apenas: Abra sua mente!