quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Então é Natal ?!


Então é Natal...essa época tem até cheiro, é nesta época do ano que um tipo de árvore solta um cheiro no ar muito bom, típico da época, e o lugar que mais tem esse cheiro na cidade é a praça do coreto. É a época de muitas luzes na cidade ( ou pelo menos deveria ter porque Uberlândia não investe muito neste tipo de coisa), enfeites nas janelas dos prédios, nas lojas, empresas, restaurantes, shoppings, e lojas, muitas opções de decoração de todos os tipos e preços, e também várias opções de presentes, muitas promoções, embrulhos diferentes, tudo muito lindo e com espírito natalino! As crianças acreditam na lendária imagem do Papai Noel, e que ele vai levar um presente pra ela na noite de Natal por ele ter sido uma boa criança durante o ano todo! Outra coisa que acontece muito são as doações de alimentos, brinquedos, roupas e outras coisas para as pessoas necessitadas e que precisam de ajuda.
Natal como todos sabem é a comemoração do nascimento de Jesus, por isso usa-se também como decoração os presépios, miniaturas que simulam o nascimento de Cristo, é uma época muita bonita, que todos estão alegres, comemoram com suas famílias, todos se vestem bem, fazem um bela ceia com tudo que tem direito e tudo em um ambiente de muita paz!
A verdade é que deveria ser assim, pelo menos na minha mente! Isso é o que todos enxergam, o que todo mundo vê, mas não é o que acontece na realidade, dentro de cada um existe uma verdade diferente! 
Se formos parar pra pensar, essa energia positiva deveria estar no cotidiano das pessoas durante o tempo todo, o ano inteiro, famílias unidas, todos pedindo por paz, ajudando uns aos outros sem ter um motivo a mais por isso, que é o que acontece quando chega o Natal. Porque assim que passa esse período de festas de fim de ano, tudo volta ao normal como se nada tivesse acontecido, como se promessas não tivessem sido feitas, e com um clique acordam de um sonho e tudo volta a ser como antes...famílias que brigam entre si, muito estresse no cotidiano das pessoas, brigas no trabalho, em casa, no trânsito, na escola...e a promessa de ser uma pessoa melhor fica lá, no mundo paralelo do Natal.
No meu caso, faz tempo que não tenho um dia de Natal como eu gostava quando eu era pequena, as minhas avós faleceram, as famílias distanciaram, as desculpas para não reunir todos são de todos os tipos, então os principais sempre estão comigo, meus pais e minha irmã, o restante sempre aparece, fica um pouco no jantar, entregam alguns presentes, sempre faz uma oração, minha tia canta parabéns pra Jesus e eu quero sumir nessa hora....kkkkkkk Fico pensando como é estranho cantar parabéns pra uma pessoa que não está fisicamente presente!! É como fazer uma festa de aniversário pra alguém que já morreu. Enfim....
Essa época parece muito o tempo de eleições, várias promessas são feitas, mostra-se preocupação com os mais necessitados, compras de votos, pessoas com a esperança de algo melhor, mas o que realmente acontece depois é bem diferente e tudo não passa de uma ilusão!
Sem contar o comércio envolvido por trás dessa data que é a que mais dá lucros para o setor, não porque seja uma data religiosa sagrada para os cristãos, mas sim porque dá muito dinheiro mesmo, é isso que movimenta o mundo, e ninguém é bobo de deixar essa oportunidade passar sem ganhar seu devido lucro. Como eu disse é a mesma coisa de política! E política e religião, como todos sabem, não se discute, nem mesmo o futebol entra nessa jogada.
E claro que com muito marketing envolvido nesta data as pessoas se sentem tentadas a gastar mais e mais, e entram o ano novo com contas a pagar, estressam por conta disso e mais uma vez a paz do Natal vei embora pelo ralo!Entra no marketing também os especiais de fim de ano da televisão, mostrando todo mundo feliz e de bem com a vida, todo mundo amigo, e com certeza quando chega nos bastidores é tudo fachada!
Outra coisa, que acontece inclusive toda hora e não só no Natal, as pessoas vão na missa, no culto, em qualquer coisa religiosa, rezam, escutam a palavra de Deus, fazem orações, promessas, fazem a comunhão com o corpo de Cristo e tal, tudo perfeito até aqui, sem problemas, até que na primeira oportunidade que tem ela joga fora tudo que aprendeu com a palavra de Deus, sendo mal educada com alguém na rua, brigando em casa, não tendo respeito com a natureza, e depois fala que acredita e segue os ensinamentos de Deus, o que está escrito na Biblia, mas esquece que, como diz a teoria, Deus está vendo tudo! As pessoas podem até achar que sou revoltada com religiões, sou revoltada porque religiões foram criadas pelo homem, e os homens não são perfeitos!
Pra mim é assim, Natal é mais uma data comemorativa em que a família deve reunir, fazer muita comida, trocar presentes e mostrar que está tudo bem, mesmo que essa não seja a realidade!

Sei que não se encaixa neste texto, mas ressaltando que, antes mesmo do Natal ter o significado que hoje tem, os mesmos símbolos e a mesma história já tinha sido contada a anos antes de Cristo em várias civilizações como a celta, romana, hindu e egípcia, e como agora a bola da vez é o cristianismo, a mesma história do nascimento de uma criança que foi gerada por uma virgem e tudo mais já foi contada antes, mudando apenas os personagens da história, até a data era a mesma! 
Natal é a mesma coisa da celebração de Yule para os pagãos, e o mesmo que festejar  o tempo de solstício de inverno e a renascimento do Deus Sol, isto para quem está no hemifério Norte, por isso usam-se pinheiros como a árvore de Natal, pinhas, neve, papai noel com roupa de inverno, era isto que os antepassados comemoravam a anos ates do nascimento de Cristo.

"A tradição relativamente moderna de decorar árvores de Natal é costume que se desenvolveu dos bosques de pinheiro associados à Grande Deusa Mãe. As luzes e os enfeites pendurados na árvore como decoração são, na verdade, símbolos do sol, da lua e das estrelas, como aparecem na árvore Cósmica da Vida. Representam também as almas que já partiram e que são lembradas no final do ano. Os presentes sagrados (que evoluíram para os atuais presentes de Natal) eram também pendurados na árvore como oferendas a várias deidades, como Attis e Dionísio.Outro exemplo das raízes pagãs das festas de Natal está na moderna personificação do espírito do Natal, conhecido como Santa Claus (o Papai Noel) que foi, em determinada época, o deus pagão do Natal. Para os escandinavos, ele já foi conhecido como o "Cristo na Roda", um antigo título nórdico para o Deus Sol, que renascia na época do Solstício de Inverno."
http://www.circulosagrado.com/cs/celebracoes/yule.php

Isto é só uma observação, sem a intenção de ferir a fé de ninguém. Aqui é o meu espaço de mostrar o que eu penso, sem querer ofender ninguém, e sem preconceito algum também! Respeito a fé de todos.

Um comentário:

  1. Matéria interessante no: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1025260-natal-tem-origem-em-tradicoes-mais-antigas-que-o-proprio-cristianismo.shtml

    ResponderExcluir